Seu carrinho está vazio no momento!
Como vimos, o xDash é uma ferramenta de desenvolvimento web que utiliza o pacote Streamlit como base. Portanto sugerimos fortemente que você leia a documentação para entender o funcionamento do Streamlit, para entender também como o xDash funciona.
Após a instalação, é recomendável que acesse o “Admin” para verificar algumas configurações. ( Abra o sidebar, e clique no nome do seu login, para abrir os menus de administração do xDash, e clique em “Admin” ).
Nessa página você terá acesso à configuração da licença ( que deverá ser solicitada na página do xDash, em “Contatos” ), e a outras abas de configuração:
Config:
Show sidebar: para exibir ou não por padrão a sidebar página principal da aplicação.
Python code on Dashboard init: código em python para ser executado antes da inicialização de cada página que for executada.
Python code on welcome: código em python para ser executado ao abrir a página principal. Aqui você poderá customizar a exibição da página principal quando o usuário acessar a aplicação, como por exemplo ( só ideias…notícias, publicações, tarefas pendentes…).
Start API + API Host + API Port: se desejar iniciar o FastAPI ao iniciar a aplicação. ( em “Tasks” do xDash, você poderá criar endpoints e disponibilizar a execução via API ).
Start scheduler + refresh time: se deseja utilizar o agendamento de tarefas, criadas no mesmo recurso “Tasks” do xDash. Ou seja, uma task poderá ser tanto agendada para execução, quanto ser disponibilizada para ser acessada via API. O refresh time, é de quanto em quanto tempo a programação do scheduler será recarregada.
IA: configure sua chave de acesso da OpenAI para usar o ChatGPT dentro do ambiente de desenvolvimento e das páginas desenvolvidas, ou, instale o Ollama em seu servidor interno, baixe a IA que desejar, e o integre da mesma forma no xDash. Defina os prompts padrão para o “editor” ( ambiente de desenvolvimento ), e para o dashboard, que serão enviados internamente para a IA antes de iniciar o chat.
Defina quem poderá acessar a IA, e como os dados de dashboards serão compartilhados.
Reports: o xDash tem um gerador de relatórios baseado no jinja, pdfkit, que também utiliza o wkhtmltopdf para converter o html em pdf para download. Configure o local da aplicação do wkhtmltopdf, e layout padrão em HTML para os cabeçalhos dos relatórios, tanto em portrait quanto em landscape.
Style CSS: configure o visual da aplicação através da inserção de CSS nos componentes do Streamlit, bem como do AgGrid ( grid padrão do xDash ), customizando totalmente a apresentação da aplicação.
Secrets.toml: configure as conexões com as suas bases de dados, de onde irá buscar e integrar informações. Cada “connection” adicionada, irá aparecer no ambiente de desenvolvimento para você selecionar e executar o acesso, para criar tabelas, gráficos e executar comandos CRUD.
Config.toml: arquivo para configurações do ambiente do Streamlit, como será seu comportamento, como será executado, etc. as opções de configuração são listadas no “Help”, e também podem ser passadas por linha de comando na inicialização do Streamlit.
Depois das etapas iniciais de configuração, acesse o menu Admin, em “Dashboards”, crie sua primeira tela e acesse o “Editor” para começar a desenvolver suas aplicações.
Deixe um comentário